5 Benefícios Que a Caminhada Proporciona a Sua Saúde

A caminhada é uma atividade que pode oferecer inúmeros benefícios à saúde de todas as pessoas, não importa a idade e o nível de condicionamento físico. Também pode ajudar a prevenir certas doenças e até a prolongar sua vida.

E o melhor? Caminhar é algo fácil de se ajustar à sua rotina. Tudo o que você precisa para começar é um bom par de tênis e claro, disposição!

Continue lendo para saber sobre os principais benefícios da caminhada.

1) Melhora o seu humor 

Caminhar pode ajudar sua saúde mental. 

Muitos estudos já mostraram que a caminhada ajuda a reduzir a ansiedade, a depressão e o mau humor. Também pode aumentar a autoestima e diminuir os sintomas de isolamento social.

Para experimentar esses benefícios, faça 30 minutos de caminhada três dias por semana. Você também pode dividi-lo em três caminhadas de 10 minutos.

2) Ajuda no emagrecimento

Este pode parecer óbvio, mas certamente é um ótimo benefício para quem começa a andar regularmente. 

À medida que você caminha com regularidade, você começa a notar que suas calças tendem a ficar mais “folgadinhas” no seu corpo, mesmo que o número na balança não esteja se movendo muito. 

Isso ocorre porque a caminhada regular pode ajudar a melhorar a resposta do seu corpo à insulina, o que auxilia na redução da gordura na barriga e consequentemente contribui para o seu emagrecimento.

E, embora a queima de calorias ao caminhar possa não ser tão grande quanto uma corrida ou musculação, por exemplo, a atividade de caminhar queima constantemente calorias que contribuem para a perda de peso. 

E claro, antes, durante e depois de uma boa caminhada, não se esqueça da hidratação, pois ela é fundamental para a sua saúde. Então beba bastante água, seja em um bebedouro, purificador de água ou filtro, para que você possa dedicar o máximo de esforço possível à sua caminhada.

3) Reduz o risco de problemas de saúde

Há uma série de outros benefícios à saúde na caminhada. Por exemplo, essa atividade física pode reduzir o risco de:

  • Doenças cardiovasculares, como pressão alta e derrame;
  • Colesterol alto;
  • Diabetes;
  • Obesidade.

4) Fortalece os ossos, músculos e articulações

Embora com um impacto bastante baixo, a caminhada ainda é um exercício para todo o corpo, oferecendo benefícios aos músculos, ossos e articulações, tudo de uma vez. 

Caminhar é uma maneira de lubrificar as articulações, que precisam de atividades regulares para se manterem funcionais. Ao mesmo tempo, os movimentos da caminhada ajudam a fortalecer os músculos e ossos de suporte. 

De fato, estudos mostraram que a caminhada regular pode ajudar a reduzir a perda de massa óssea durante a osteoporose; reduzir o risco de sofrer fraturas de quadril; e reduzir significativamente (ou até prevenir) a dor da artrite.

5) Contribui para a socialização

Um dos grandes aspectos da caminhada é que ela pode ser extremamente social. Embora uma caminhada rápida possa ser cansativa, geralmente é possível manter uma conversa com outras pessoas enquanto caminha.

E como todos compartilhamos a necessidade de nos mantermos saudáveis, caminhar é uma excelente maneira de passar tempo com amigos e familiares, fazendo algo juntos e que é bom para todos.

Torne a caminhada um prazer

Algumas sugestões para ajudar a tornar a caminhada regular uma forma agradável de atividade física incluem:

  • Escutar música;
  • Variar onde você anda;
  • Passear com o cão;
  • Andar com familiares/amigos;
  • Ingressar em um grupo de caminhada.

E lembre-se:

  • Antes de começar qualquer atividade física, consulte seu médico para fazer um check-up, principalmente se você tiver mais de 40 anos de idade, estiver acima do peso ou não se exercitar há muito tempo;
  • Caminhar por 30 minutos por dia ou mais na maioria dos dias da semana é uma ótima maneira de melhorar ou manter sua saúde geral;
  • Fazer uma caminhada com outras pessoas pode transformar o exercício em uma agradável ocasião social.

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