Como Tornar a Casa Mais Segura Para Idosos?

À medida que o envelhecimento ocorre, os reflexos diminuem e os problemas de saúde tornam as pessoas idosas mais propensas a emergências. 

Por isso, tornar um ambiente doméstico seguro é essencial para a paz de espírito de nossos entes queridos idosos. E mais, alguns ajustes simples podem fazer uma enorme diferença…

Continue acompanhando o artigo para saber mais!

Iluminação

A maioria dos idosos tem uma certa dificuldade em enxergar e, consequentemente, o risco de acidentes aumenta. 

Sendo assim, certifique-se de que as áreas próximas às entradas, corredores e escadas estejam bem iluminadas e adicione luzes mais brilhantes ou extras, se necessário. 

Você também pode instalar interruptores de luz que brilham no escuro ou iluminação com sensor de movimento em toda a sua casa para que os idosos não precisem se esforçar para encontrar o interruptor de luz no escuro.

Banheiro

Atualize o banheiro para torná-lo mais adequado para idosos. 

Adicione barras de apoio ao lado do vaso sanitário e do chuveiro para proporcionar estabilidade extra e aumentar a segurança.

Além disso, coloque tapetes antiderrapantes, porque muitos acidentes domésticos ocorrem neste cômodo devido as superfícies escorregadias.

Outro item que você pode investir também e em uma cadeira de banho, pois também ajudará o idoso a garantir mais estabilidade ao tomar banho.

Remova os riscos de queda

As quedas são a principal causa de lesão para idosos. Então para reduzir o risco de queda e incentivar a segurança do lar para idosos, uma das coisas mais importantes a fazer é tornar o lar seguro. 

Você pode conseguir isso fazendo o seguinte:

  • Limpe toda bagunça. Isso inclui jornais, roupas largas e sapatos;
  • Remova os tapetes. Estes podem ser decorativos, mas muitas vezes não têm um apoio emborrachado para melhor agarrar o chão;
  • Descarte ou doe móveis antigos;
  • Crie um ambiente mais aberto. Isso será mais fácil se a mãe ou o pai ainda estiverem andando, em vez de usar uma cadeira de rodas ou andador;
  • Evite esticar e deixar os cabos pelo chão;
  • Certifique-se de que seu ente querido use calçados antiderrapantes quando estiver dentro da casa.

Facilite os pedidos de ajuda

Torne mais fácil pedir ajuda

Não importa quantas modificações você faça em sua casa, você nunca poderá impedir o inesperado. Por isso, se um idoso tiver uma emergência, obter ajuda imediata pode fazer a diferença;

Sendo assim, considere o investimento em um serviço emergencial que o idoso possa usar e ao apertar um botão, por exemplo, consiga pedir ajuda. 

E se você não tiver um serviço desse tipo próximo a sua área, não se preocupe. Compre ao seu ente querido um celular e ensine-o a mexer o básico ou, pelo menos, deixe um telefone ao alcance das áreas que o idoso passa a maior parte do tempo.

Agora se você quer que seu ente querido seja cuidado 24 horas por dia e por profissionais, procure uma casa de repouso, pois é uma ótima opção para quem não consegue estar o tempo todo em casa. E como sabemos, devido ao trabalho e outros compromissos, essa é uma situação bastante comum hoje em dia para muitas pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *