Planejamento de Viagens: 9 Dicas Essenciais

Planejar Viagem

Viagens são uma parte importante da vida. Tirar uma folga atualizará e restaurará sua mente, permitindo que você volte ao trabalho/escola/faculdade com a cabeça limpa, pronto para enfrentar o que está por vir. 

Se já faz um tempo desde que você planejou alguma viagem ou deseja ver apenas algumas dicas para aproveitar ao máximo o tempo que tira de folga, a seguir você irá conferir ótimos conselhos!

Dica 1: Onde você quer ir? 

Seu primeiro passo para começar a planejar uma viagem  é escolher um destino de viagem que atenda aos seus interesses e orçamento de viagem.

De maneira geral, a ideia de fazer uma viagem é para se ter um tempo memorável, divertir-se e relaxar, e não passar o tempo todo se preocupando com dinheiro ou outras questões como trabalho.

Dica 2: Quanto tempo você tem?

Se você tiver somente uma ou duas semanas de férias por ano, não perca muito tempo tentando viajar para vários lugares, pois você pode acabar não aproveitando nenhum deles de fato. Planeje sua viagem de acordo.

Agora se você tiver de três ou mais semanas para viajar, você poderá fazer uma viagem ao exterior ou viajar mais dentro do seu país de origem e conhecê-lo muito bem!

Dica 3: Com quem você vai viajar?

Ao planejar sua viagem, suas opções de destino podem ser afetadas por seus companheiros de viagem.

Você vai viajar sozinho, em casal , ou tirar férias com a família?

Sente-se com outros membros do seu grupo de viagem e discuta ideias e interesses. Viagens memoráveis ​​são aquelas em que cada membro experimenta algo que ama.

Não deixe que uma pessoa tome todas as decisões. 

Dica 4: Que tipo de experiências você gosta?

Para ter uma viagem incrível, escolha um destino que permita ter experiências que você gosta.

Você gosta:

  • Relaxamento ou aventura;
  • Verão ou inverno;
  • Praias ou montanhas;
  • Cidades ou campo;
  • Festivais e cultura;
  • Experiência de compras ou comidas;
  • Luxo, médio ou econômico.

Você é o tipo de pessoa que gosta de se sentar à beira da piscina o dia inteiro com um livro? Ou isso seria entediante?

Ao responder a esses tipos de perguntas, você pode restringir sua lista de onde deseja ir para a viagem dos seus sonhos!

Dica 5: Despesas

Estabeleça um orçamento para a sua viagem, começando com a duração da viagem. Considere estas áreas do processo de planejamento:

  • Transporte (para o destino e enquanto estiver lá);
  • Alojamento;
  • Comida;
  • Atividades/entretenimento;
  • Recordações;
  • Outros/Extras (adicione 10% ao orçamento).

Além disso, é importante pensar em um estacionamento aeroporto Guarulhos (caso você seja de São Paulo) para deixar seu veículo em um local de segurança enquanto está viajando. O estacionamento do próprio aeroporto costuma ser mais caro, por isso é uma boa opção escolher um próximo para economizar.

Dica 6: Documentos

Faça duas cópias do seu passaporte e carteira de motorista, deixando uma com um familiar/amigo e a outra em uma das suas malas. 

Além disso, tirar fotos de cada documento e armazená-los em seu smartphone também é uma ótima idéia. 

Ter cópias desses documentos em viagens pode evitar muitas dores de cabeça desnecessárias, caso sejam perdidos ou roubados. 

Dica 7: Monitoramento

Acompanhe suas reservas, confirmações e recibos. O download e o uso de aplicativos em seu smartphone ajudam a garantir uma viagem tranquila. 

Por exemplo, há aplicativos que rastreiam suas reservas e confirmações e é acessível mesmo quando você está offline. O Evernote rastreia informações e recibos importantes de viagens. Ambos os aplicativos disponibilizam informações vitais com apenas poucos cliques.

Dica 8: Somente o essencial

Leve somente o essencial; tudo o mais provavelmente que será usado. 90% dos viajantes usam apenas 40% das coisas que levam em uma viagem. 

E itens desnecessários podem levar a taxas extras de bagagem e frustração extrema. Além disso, uma dica extra: organizadores e sacos são uma ótima maneira de ajudar a manter as coisas organizadas.

Dica 9: Primeiros socorros

Leve um kit básico de primeiros socorros para pequenos cortes, picadas e inflamações. 

Ter acesso a alguns suprimentos médicos pode ser a diferença entre dor e prazer. Boas escolhas são aspirina, descongestionante, pinça, ataduras, tampões para os ouvidos e alguns anti-sépticos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *